01/10/2014

Outubro Rosa!!!!








Não podemos ficar sem falar nesse assunto muito importante, pois quanto mais pessoas aprenderem e conscientizar  sobre prevenção e cuidados com a nossa saúde, menos essa doença matará! 

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do duto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para prevenir o câncer de mama é recomendado que se evite a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, pois o peso elevado aumenta o risco de desenvolver a doença. O consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, é contra-indicado, pois representa fator de risco para o aparecimento dessa forma de tumor. 
Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. A prevenção primária ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia. 
Os tratamentos para o câncer de mama podem ser clínicos e cirúrgicos. Os cirúrgicos envolvem os tratamentos conservadores, aqueles que preservam a mama como as tumorectomias, quadrantectomias e as mastectomias. Há ainda modalidade conhecida como oncoplásticas, ou seja, tratamentos conservadores que usam técnicas de cirurgia plástica para o tratamento do câncer de mama.
Com isso obtém-se um tratamento oncologicamente eficaz e permite-se um bom efeito estético para a paciente porque permite igualar cirurgicamente a mama contralateral. Nos casos das mastectomias é importante enfatizar que todas as mulheres têm o direito da reconstrução mamária.
Já o tratamento clínico envolve vários tipos de medicamentos chamados quimioterápicos e hormonioterápicos, cada qual com sua função e efeito colateral. Também existe a radioterapia que deve ser empregada na sequência do tratamento cirúrgico, conservador ou em casos específicos de câncer avançado.

Vale ressaltar que o tratamento é muito individualizado, sendo necessário estudar particularmente cada caso para determinar um tratamento específico.



Vamos ver como se faz o auto exame?






Vale lembrar que os Homens também não estão imunes de doenças e Novembro é o mês deles, contra câncer de próstata. 

O movimento Novembro Azul é realizado em parceria pela SBU e o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi. De acordo com ele, falta uma porta de entrada para o paciente masculino.


Por isso, meninas conversem com seus parceiros, para deixar o constrangimento e o machismo de lado, pois mais vale a vida do que o machismo bobo!!!

    

       Peço que vocês divulguem a matéria pois podemos salvar vidas!!!!!
   

                                    
                               Brincando no espelho Lutando pela Amor , Beleza,mas principalmente a saúde!!!!

                                   





                                                                                            
                                                                    Um grande Beijo!!!!


2 comentários:

  1. Fico feliz pela sua iniciativa e de outras blogueiras de fazerem um post falando sobre esse assunto tão serio.
    Infelismente eu tive um caso de cancer na minha familia e sei como a luta contra o cancer é dificil,por isso acho que esse post pode alertar mulheres a começar a fazer os exames mais cedo.
    Gostaria de fazer um post sobre o assunto no meu blog,pode deixar que irei creditar certinho dizendo da onde eu tirei a ideia e com o link desse post.
    >Seguindoo aki<
    Blog>http://lind100.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindsey, é realmente um assunto muito triste, também tive casos na família e foi realmente desgastaste e triste!!! embora graças a D-us todos sobreviveram o desgaste é muito grande!!! Por isso acho que vale a pena alertar o máximo de gente possível, por favor não deixe de curtir a fanpage para estar recebendo posts que ajudam sempre seja com prevenção,com beleza e muitas outras coisas e se puder divulgue as amigas bjao!!!!

      Excluir

Olá, obrigada por vir até aqui, deixe seu comentário que vou ler e responder assim que puder, ok? Até mais!